G3ict's Kit de Ferramentas de Cidades Inteligentes para Todos

Esse kit contém quatro ferramentas para ajudar Cidades Inteligentes de todo o mundo a promoverem a acessibilidade às TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, e a inclusão digital de pessoas com deficiência e idosos.

O kit abrange uma série de organizações e funções relacionadas às Cidades Inteligentes, incluindo gestores governamentais, formuladores de políticas, profissionais de TI, defensores dos direitos de pessoas com deficiência, oficiais de licitações, fornecedores de tecnologia e desenvolvedores de aplicativos e soluções para Cidades Inteligentes.

Cada ferramenta aborda um desafio identificado por especialistas globais como uma barreira para a inclusão digital de pessoas com deficiência e idosos, em Cidades Inteligentes.

Este guia rápido fornece uma breve descrição de cada uma das quatro ferramentas disponíveis para download.

Em Português PDF fileOpens in a new window

O objetivo deste Manual de Inovação Inclusiva é ajudar as cidades, seus parceiros e partes interessadas a definir a inclusão como parte do processo de inovação tecnológica e integrá-la aos ecossistemas de inovação urbana (por exemplo, incubadoras, aceleradoras, investidores, etc.). Outras entidades interessadas em inovação e inclusão (por exemplo, universidades, zonas de desenvolvimento econômico, governos nacionais etc.) também serão beneficiadas pelo Manual.

Faça o download do Manual de Inovação Inclusiva para Cidades Inteligentes: Em Inglês   Atualmente, esta ferramenta está disponível apenas em inglês.

 

Padrões de tecnologias da informação e comunicação (TIC) acessíveis são a chave para desenvolver uma abordagem mais inclusiva para as Cidades Inteligentes. Esse guia apresenta os três padrões-chave, além de uma lista de verificação, passo a passo, das ações de impacto que as lideranças podem realizar para garantir que a sua cidade esteja familiarizada com esse padrões e que efetivamente os utilize para a melhoria da acessibilidade às TIC.

Faça o download do Guia para a Implementação de Padrões Prioritários de Acessibilidade às TIC:
Em Português PDF fileOpens in a new window

Cidades Inteligentes do mundo inteiro possuem o privilégio de utilizar de um considerável poder de compra, inclusive para TIC, para promover o avanço dos direitos e a inclusão digital de pessoas com deficiências e idosos. Esse guia ajuda as cidades a adotar uma política que exige que as compras de quaisquer TIC sejam acessíveis a pessoas com deficiências e idosos. O guia também disponibiliza um modelo de política aquisição de acessibilidade às TIC e fornece uma lista de verificação, passo a passo, para a sua adoção.

Faça o download do Guia para Adoção de uma Política de Aquisição de Acessibilidade às TIC:
Em Português PDF fileOpens in a new window

Um dos maiores desafios para a criação de Cidades Inteligentes mais inclusivas é sensibilizar as pessoas quanto às deficiências e à acessibilidade às TIC. Essa ferramenta é projetada para ajudar a informar, de forma eficaz, as vantagens de incorporar a acessibilidade às TIC, aos serviços digitais de uma cidade. Ela fornece argumentos comerciais, técnicos e de direitos humanos, para um maior comprometimento com a inclusão digital de pessoas com deficiência e também auxilia na disseminação, às partes interessadas, da ideia de que uma Cidade Inteligente também deve ser uma cidade acessível.

Faça o download de Divulgação de Casos para um Maior Comprometimento das Cidades com a Inclusão Digital:
Em Português PDF fileOpens in a new window

As Cidades Inteligentes que incorporam a acessibilidade às TIC em seus programas e soluções conseguem entregar enormes benefícios aos cidadãos com deficiências, aos idosos e à população em geral. Essa ferramenta é desenhada para mostrar às Cidades Inteligentes, os produtos e soluções disponíveis para implantação, e que podem gerar impactos positivos aos cidadãos em áreas críticas como autonomia de vida, segurança pública, transportes, empregos e serviços públicos online. O banco de dados está sendo lançado na versão Alfa, e inclui uma prova de conceito, um roteiro para testes, exemplos das mais de 350 soluções disponíveis, e o compromisso de continuar crescendo esse banco de dados à medida que avançarmos no desenvolvimento e disponibilização da versão Beta.

Faça o download de Banco de Dados de Soluções para Inclusão Digital em Cidades (Versão Alfa):
Em Português PDF fileOpens in a new window