De Denise Vac, arquiteto, designer urbano e especialista em acessibilidade

Calçadas são espaços públicos para a locomoção de todas as pessoas na execução de suas tarefas diárias necessárias: ir à escola, ao trabalho, comprar um pão na padaria, ir ao médico, dentre outras. Como também são o lugar para a realização das atividades sociais, culturais, educativas, esportivas e de lazer. Elas são importantes por conectarem todos os ambientes de uma cidade, garantindo a acessibilidade e o direito de ir e vir dos cidadãos, por isso que o desenho urbano deve ser universal, assegurando também a inclusão, principalmente dos mais vulneráveis como as pessoas com deficiência (PCD).

O projeto IA para Calçadas Urbanas Inclusivas é uma parceria da Global Initiative for Inclusive Information and Communication Technologies (G3ict) e Taskar Center for Accessible Technologies (TCAT), da Universidade de Washington, que tem como principal objetivo permitir que as pessoas encontrem o melhor trajeto, proporcionando condições mais favoráveis de caminhabilidade e de mobilidade no espaço público. O mapeamento das barreiras, travessias, meios-fios, inclinação das ruas, são dados importantes que precisam ser pesquisados para garantir a melhor rota acessível para as pessoas.

Assim, o projeto IA para Calçadas Urbanas Inclusivas é extremamente relevante para a cidade de São Paulo que, com 12 milhões de habitantes e de proporções gigantescas. não possuir o conhecimento pleno das situações da calçada com levantamentos de dados mais precisos, torna o caminhar dos cidadãos mais complicado e difícil na execução de suas atividades diárias. Da mesma maneira, torna-se difícil para a gestão pública compreender de forma clara as necessidades de manutenção e fiscalização que lhes cabe. E apesar da cidade já contar com muitos dados abertos, não temos ainda os dados necessários para a caminhabilidade e garantia de conforto, segurança e autonomia, na escolha do melhor trajeto pela urbe.

Estou muito contente de poder fazer parte da equipe de um projeto tão importante como este! É uma oportunidade única, para melhor conhecer a nossa própria cidade! Este contato direto nos permite observar e conhecer as melhores formas de garantir a acessibilidade e o desenho universal em São Paulo.

A parceria estabelecida entre a G3ict, TCAT, Microsoft e a Prefeitura Municipal de São Paulo, para a execução do projeto OpenSidewalks, é uma excelente oportunidade, que está me proporcionando uma experiência mais ampla de coleta de dados para o benefício de todos os moradores e visitantes da cidade de São Paulo, além de ser convidativa e estimulante para que outras cidades sigam esse exemplo piloto.

Esse projeto tem um enorme potencial para impulsionar políticas públicas para a garantia das calçadas acessíveis e inclusivas. Apenas com a obtenção de dados de forma clara é que podemos entender as deficiências do espaço público para projetos de desenho urbano de qualidade.